top of page

A PRÁTICA

Ashtanga Vinyasa é uma modalidade de Haha Yoga caracterizada pela concentração na respiração em sincronia com movimentos e posturas (asanas). A respiração (ujjayi pranayama), acontece de forma contínua e profunda durante toda a prática, aquecendo o corpo e facilitando a realização das posturas. Além disso, o calor provocado pela respiração, auxilia na desintoxicação do corpo através do suor. 

A prática do Ashtanga visa o controle das flutuações da mente. Ao integrar o corpo e a mente, desenvolve-se a capacidade de estar mais presente e consciente. Sente-se então, uma enome sensação de paz e tranquilidade, que com o tempo é transferida para todas as áreas da vida. 

Para que a prática seja segura e se torne eficaz, é necessário aprender a respiração correta (ujjayi pranayama), os bandhas (contração de determinados pontos do corpo), os drishtis (foco ocular) e os vinyasas (coordenação dos movimentos com a respiração).

O Ashtanga Vinyasa Yoga não se trata de competição, rapidez ou comparação, mas sim de um processo de auto conhecimento na realização dos asanas e da respiração. É um olhar profundo no conforto e no desconforto. Essa auto observação vai além do tapete de yoga, e é levada para a vida pessoal, surtindo efeitos físicos, mentais e espirituais.

São ao total seis séries fixas de posturas, que devem ser praticadas na mesma ordem. A primeira série é a mais importante de todas. Chama-se yoga chikitsa ou yogaterapia, e serve para desintoxicar e purificar o corpo e a mente. Com a prática constante, o praticante vai adquirindo mais força, flexibilidade, equilíbrio, e uma mente mais clara e tranquila.  

As posturas praticadas na sequência correta porporcionam o fortalecimento e a flexibilização da coluna vertebral, ao mesmo tempo que "massageiam" e estimulam os órgãos internos, regularizando suas funções. Os asanas, junto com as técnicas respiratórias e a contração dos bandhas, expandem a capacidade pulmonar, fortalecendo e alongando também os músculos intercostais.

 

A série intermediária, ou nadhi shodhana, tem como objetivo purificar e tonificar o sistema nervoso. Com os músculos e os demais tecidos já limpos e fortificados pela primeira série, o praticante está mais forte e flexível, com o corpo preparado para praticar a série seguinte, que é composta por posturas mais exigentes e de flexão dorsal da coluna vertebral. 

 

As outras séries, que em conjunto chamam-se Sthira Bhagah Samapta, que significa divina estabilidade, trazem ao praticante mais concentração, e elevam a força a novos níveis. 

Ashtanga Yoga é tradicionalmente ensinado no estilo Mysore, em que cada praticante evolui no seu próprio ritmo. As aulas são supervisionadas pelo professor, que passa as posturas de acordo com o nível de prática do aluno, fazendo com o que o mesmo aprenda de forma gradual e segura. 

bottom of page